Livro novo: Pesquisar Jovens. Caminhos e Desafios Metodológicos

capa-pesquisar-jovens-3D1

 

«As incertezas e indecisões nas expetativas perante o futuro, a instabilidade e provisoriedade nos projetos, as reversibilidades e contrariedades nos trajetos, a visualização e digitalização massiva das existências, constituem novos desafios na vida dos jovens que impelem a novos caminhos nas formas de os pesquisar. Perante as novas configurações dos mundos juvenis, existem sérios riscos em seguir à risca os caminhos em linha reta sugeridos por manuais de metodologia. Ir armado de certezas teóricas e regras metodológicas para enfrentar as aventuras que convocam os jovens de hoje, é meio caminho andado para se andar em círculo e chegar-se onde já se conhece.
A cada novo desafio lançado em terrenos juvenis, um novo método precisa ser inventado, para que se encontrem as melhores formas de capturar as complexidades e desdobramentos dos rumos de vida dos jovens contemporâneos. É neste contexto de novos desafios que convidamos todos os interessados e profissionais que trabalham com jovens e sobre jovens – académicos, estudantes de licenciatura e pós-graduação, professores, técnicos, especialistas e decisores políticos – a acompanhar os caminhos de pesquisa trilhados neste livro. O seu conteúdo não reflete um manual de metodologia sobre como fazer estudos de juventude, mas propõe um conjunto de reflexões sobre diferentes caminhos metodológicos percorridos na recente pesquisa sobre adolescentes e jovens em Portugal e no Brasil.»

Organizado por  Vitór Sérgio Ferreira com contribuições de Lia Pappámikail e Maria Manuel Vieira, Vítor Sérgio Ferreira e Alexandra RaimundoMaria José Brites, José Alberto Simões, Ana Nunes de Almeida e Ana DelicadoDaniel Meirinho e Ricardo CamposMaria João TabordaIsaurora Martins e Simone Frangella.

Foto da capa: Milena Seita, com o título Disorientation.

Para comprar: https://www.imprensa.ics.ul.pt/