Pesquisar Jovens: Caminhos e Desafios Metodológicos

Este livro não é um manual de metodologia sobre como fazer estudos de juventude. É um conjunto de reflexões sobre diferentes caminhos metodológicos percorridos na recente pesquisa sobre adolescentes e jovens em Portugal e no Brasil.

Learn More

Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior

Como citar: Alcântara da Silva, Pedro; Borrego, Rute; Ferreira, Vitor Sérgio; Lavado, Elsa; Melo, Raul; Rowland, Jussara; Truniguer, Mónica (2014), Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior: o caso dos estudantes da Universidade de Lisboa, Lisboa, SICAD/CNJ/OPJ, Colecção Estudos.

Learn More

Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal

Neste estudo procede-se a uma análise de dados relevantes sobre o emprego de
diplomados do ensino superior e sobre o modo como atuam as principais instituições
com responsabilidades diretas na colocação de tais diplomados no mercado de
trabalho.

Como citar: Cardoso, José Luis; Escária, Vitor; Ferreira, Vitor Sérgio; Madruga, Paulo; Raimundo, Alexandra; Varanda, Marta; (2012), Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal, Lisboa, A3ES Readings – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Learn More

Jovens e Rumos

«Nas nossas sociedades modernas as mudanças são cada vez mais rápidas, acentuando a necessidade de um acelerado processo de assimilação. A análise social do livro Jovens e Rumos enquadra-nos num contexto único caracterizado pelos fenómenos da globalização, das novas tecnologias e do aumento da esperança de vida, entre outros. Este processo de mudanças desencadeia um desafio de adaptabilidade por parte de todas as pessoas, entre elas os jovens. Daí que estes devam ser valorizados não como meros objectos para um futuro, mas como sujeitos activos na construção de um presente comum, enquanto precursores e transformadores da mudança social.» Eugenio Ravinet Muñoz, Secretário-Geral
da Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ)

Como citar: Pais, José Machado; Bendit, René; Ferreira, Vitor Sérgio (orgs.) (2011), Jovens e Rumos, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Learn More

Tempos e Transições

Como citar: Pais, José Machado; Ferreira, Vitor Sérgio (orgs.) (2010), Tempos e Transições de Vida: Portugal ao Espelho da Europa, Colecção Atitudes Sociais dos Portugueses, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.

Learn More

Marcas que demarcam - Tatuagem, bodypiercing e culturas juvenis

A difusão da tatuagem e do body piercing tem sido visível em Portugal, nomeadamente entre as gerações mais jovens. Não sendo recente, o culto destas formas de expressão corporal tem merecido, ao longo do tempo, mais atenção da psicologia ou da psiquiatria do que da sociologia. “Marcos que Demarcam” propõe-se então compreender e interpretar sociologicamente os sentidos que os jovens de hoje investem na modificação do corpo através da tatuagem e do body piercing, deslindando o papel destes recursos na produção e manutenção de identidades a sociabilidades. Simultaneamente, caracteriza as condições sociais de produção de corpos extensivamente marcados a analisa os efeitos da sua assunção publica numa sociedade que exige um elevado grau de plasticidade identitária a de maleabilidade corporal dos seus actores a que, por consequência, vive com alguma relutância e preconceito a modificação corporal mais perene, em particular a que revisita e evoca figuras corporais histórica a socialmente estigmatizadas.

Como citar: Ferreira, Vitor Sérgio (2009). Marcas que demarcam. Tatuagem, body piercing e culturas juvenis, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 343 pp.

Com recensões publicadas em:

Análise Social (2011), vol. XLVI (1.º), n.º 198, pp. 184-188, Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (por Ricardo Campos)

Learn More

Mediações (2011), vol. XVI, n.º 1, pp. 345-348, Revista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (por Celso de Brito)

Learn More

Jovens em Portugal

Como citar: Ferreira, Vitor Sérgio, Figueiredo, Alexandra; Lorga da Silva; Catarina (1999), Jovens em Portugal. Análise Longitudinal de Fontes Estatísticas: 1960 – 1996/97, Oeiras, Celta.

A Condição Juvenil Portuguesa na Viragem do Milénio

Como citar: Ferreira, Vitor Sérgio (org.) (2006), A Condição Juvenil Portuguesa na Viragem do Milénio. Um Retrato Longitudinal através de Fontes Estatísticas Oficiais: 1990-2005, Lisboa, Instituto Português da Juventude.

Learn More