Sobre mim

Sou Doutorado em Sociologia, na especialidade de Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação (2006); Pós-Graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (1998); e Licenciado em Sociologia (1995). Minha formação foi feita em ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Presentemente sou Investigador Auxiliar e Coordenador do grupo de investigação LIFE – Percursos de Vida, Desigualdade e Solidariedade: Práticas e Políticas no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - ULisboa) e Vice-Coordenador do Observatório Permanente da Juventude, um programa de estudos e de divulgação científica do ICS - ULisboa sobre realidades juvenis em Portugal e no mundo.

Sou docente no Doutoramento em Sociologia - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (Programa Inter-Universitário Open-Soc. Pertenço à equipa responsável pelas unidades curriculares Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa; e Jovens, Aprendizagens e Dinâmicas Sociais.

Fui coordenador e docente da unidade curricular Técnicas Qualitativas em Ciências Sociais, no Programa de Doutoramento em Sociologia do ICS - ULisboa (2008-2014) e também nas unidades curriculares Questões Aprofundadas de Comunicação e Cultura, e Arte e Cultura Contemporânea, no Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2006-2010).

Fui professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, coordenando e leccionando na unidade curricular Seminários de Pesquisa Social: Teorias, Métodos e Técnicas de Investigação (2013).

Tenho desenvolvido e coordenado vários projectos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas da sociologia da juventude e do corpo. Actualmente coordeno o projecto de investigação Tornando Profissões de Sonho Realidade: transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CS-SOC/122727/2010), onde se pesquisa diferentes formas de inserção profissional de jovens que pretendem ser chefes de cozinha, futebolistas, modelos e DJ's.

Entre as minhas publicações mais recentes, destacam-se os livros: Empregabilidade e Ensino Superior em Portugal (2012, A3ES), Jovens e Rumos (2011, ICS), Tempos e Transições de Vida: Portugal ao Espelho da Europa (2010, ICS), e Marcas que Demarcam. Tatuagem, body piercing e culturas juvenis (2008, ICS). Tenho publicado em revistas internacionais de referência como Youth & Society, Young - Nordic Journal of Youth Research, Journal of Youth Studies, Politiques Sociales et Familiales, ou Saúde & Sociedade, entre outras.

Já fui investigador visitante no departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, no departamento de Pedagogia Social da Universidade de Tubingën, no Instituto de Pedagogia Social e Educação de Adultos da Universidade de Frankfurt, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no departamento de Sociologia e de Educação da Universidade Federal de São Carlos.